Por que fazer intercâmbio depois dos 30?
- inglesnacalifornia
- 27 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Essa pode ser a melhor idade para realizar esse sonho.

É fato que, quando pensamos em #intercâmbio, pensamos em jovens. Jovens que saíram do colégio ou estão no início da faculdade e podem, com a ajuda dos pais ou parentes, viver essa que é uma das maiores e mais significativas experiências de vida.
Mas sabemos que o investimento de um intercâmbio é alto, ainda mais em dólar ou libra, e muitos jovens, o que foi o meu caso, não tem dinheiro para bancar uma viagem e esse sonho aos 18 ou 20 anos, e tiveram logo que entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira. Mas isso não significa que o sonho morreu ou deixou de crescer na vida adulta.
Mas mesmo na fase adulta esse sonho de conhecer pessoas do mundo todo e aprender inglês pode sim ser realizado, e pasmem, ele será bem melhor depois dos 30, por diferentes razões, que vou listar a seguir, baseadas na minha experiência de intercâmbio depois que eu #trintei:
1. Planejamento financeiro e arcar com os próprios custos
Aos 30 anos estamos em uma fase da carreira mais equilibrada, onde conseguimos ter um foco maior do que é prioridade, nos organizar financeiramente e guardar dinheiro para aquilo que realmente nos faz feliz. Fazer um intercâmbio com o próprio dinheiro, não ter que pedir dinheiro aos pais para visitar os estúdios de Hollywood, ou para ir em uma festa de Halloween que terá na escola, é uma sensação que só adultos podem ter.
2. Foco, maturidade e a importância do inglês
Ao investir em um intercâmbio com 30 anos e iniciar essa jornada, vamos valorizar cada segundo dessa experiência, pois sabemos o valor que custou e o quanto trabalhamos e nos esforçamos para juntar dinheiro e realizar esse sonho.
Adultos sabem melhor do que jovens o quanto o estudo é importante para alcançar melhores posições na carreira. O quanto a lição de casa, a prática e a vivência de cada momento lá são únicas para desenvolver a língua inglesa, o que será fundamental na profissão quando retornar ao Brasil.
Quando morei em Nova York e na Califórnia, é claro, aproveitava muito para conhecer pontos turísticos, fazer amigos e ir nas festas, mas nunca faltei em uma aula ou nos grupos de conversação, pois sabia que o valor foi muito alto para estar ali e que tinha que aproveitar ao máximo aquela chance. Meu tempo era curto e tinha que sair de lá falando inglês.
A grande maioria das escolas de inglês tem cursos de negócios, marketing e atividades complementares, que podem ser incluídas na grade de estudos. Essa é outra vantagem: quando estudamos inglês voltado para algo que temos familiaridade, aprendemos mais rápido e de forma prazerosa.
3. Maior chance de visto
Se você tem vontade de ir para os EUA, com 30 anos ou mais, sua idade não é mais vista como um jovem com o sonho americano de ir morar fora, os agentes americanos entendem a sua vontade de estudar, se desenvolver e voltar para o Brasil.
Além desses motivos você tem medo de só encontrar jovens no seu intercâmbio e não aproveitar?
Não se preocupe, muitos adultos do mundo inteiro se planejam para realizar esse sonho. As escolas entendem que são pessoas em momentos diferentes de vida, e têm aulas e residências apenas para adultos. E tenha certeza, você encontrará pessoas do mundo todo realizando o mesmo sonho que você: o #intercâmbio depois dos 30!
Comentarios