No intercâmbio você vai aprender muito mais do que o inglês
- inglesnacalifornia
- 4 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Quando decidimos e investimos em um intercâmbio, nossa motivação e foco principal é o aprendizado do inglês e desenvolvimento da carreira, mas o que percebemos no decorrer dessa jornada, é que isso é apenas um detalhe perto de tantos aprendizados e conhecimentos pessoais que encontraremos.
Isso é o que vou compartilhar: alguns dos meus aprendizados pessoais, além do inglês.
DESAPEGO
Esse com certeza foi o MAIOR aprendizado da experiência. Muitas vezes na vida nos vemos sofrendo diante de situações que não queremos praticar o famoso “Let it go” (deixar ir). No intercâmbio somos forçados a isso, não tem jeito. Toda semana nas escolas de intercâmbio amigos chegam e amigos vão embora, e aprendemos que temos que parar de sofrer e aproveitar ao máximo o momento que temos com eles. Entendemos que é uma oportunidade única cruzar o caminho e conhecer pessoas do mundo inteiro, suas culturas, e que todas elas vão deixar uma marca, uma diferença e uma história bonita nas nossas vidas, que isso fica, mesmo elas indo embora. Sabemos também que nossa jornada tem prazo de volta, e que um dia somos nós que retornamos para o Brasil e deixaremos essas pessoas que foram tão especiais nesse momento de vida.
COBRANÇAS
Nos cobramos demais, e isso limita demais nosso aprendizado e a possibilidade de nos jogarmos de corpo e alma nas experiências. Quando iniciamos algo significativo como um intercâmbio, com ele vêm algumas neuroses como: não sou tão inteligente assim, preciso aprender rápido, preciso ser fluente, preciso saber tudo... Para tudo existe um tempo e as cobranças fazem com que as pessoas se sabotem, se sintam menores, não curtam e se entreguem completamente para o processo de aprendizado.
Aprender é tirar todas as cobranças e se abrir para um mundo novo e desconhecido.
CONEXÕES ACONTECEM INDEPENDENTEMENTE DO QUE VOCÊ TEM
Essa é uma das vivências mais lindas do intercâmbio, quando você faz amigos independente de interesses e por conexões de energia. No intercâmbio todos estão fora de casa, da zona de conforto, entendendo pouco da língua inglesa no início e mesmo assim todos fazem muitas amizades. É possível sim ter melhores amigos, mesmo sem você saber quem a pessoa é, o que ela faz, quanto ela ganha, se ela tem carro, formações, e mesmo que você converse em inglês com as pessoas dizendo que se formou em administração, medicina, enfermagem ou publicidade no Brasil, ou que alguém te conte que é advogado na Dinamarca, você e ele não têm a mínima ideia do que é ser esse profissional e ter essa carreira em outro país. Isso que é incrível: você e seu amigo simplesmente se aproximam pois fazem bem um ao outro nessa vivência.
CONFIANÇA
Se você é como eu, e sofre de algumas inseguranças e indecisões, esse é o momento que irá experimentar uma excelente sensação de confiança. Ao passar por essa experiência, perceber que conseguiu aprender inglês, conhecer pessoas do mundo todo, se virar sozinho em outra língua, você sente que pode passar por muitos outros desafios, principalmente retornando, onde estará em um local que domina a língua e com várias pessoas que te apoiam.
COMUNICAÇÃO É ALGO BEM MAIOR DO QUE A LÍNGUA
Esse era um dos meus receios: como fazer amizades em inglês se não domino a língua? Foi quando eu entendi que comunicação é algo bem maior. A minha melhor amiga de intercâmbio é da minha pior fase do inglês (o meu primeiro mês). Eu e ela ainda estávamos com muitas dificuldades com a língua, mas conversávamos todos os dias sobre o que fizemos, os nossos sonhos, o que nos motivava a estar lá, o que queríamos para o futuro, e não sei nem dizer direito como fazíamos isso, rs. Usávamos google, mímicas, risadas, imagens, olhares, eram tantas possibilidades, e a verdade é que conhecemos muito mais as pessoas pelas atitudes, expressões, convivência, do que pelo o que ela está tentando dizer em inglês.
Agora que você entendeu que aprender inglês é importante, mas a experiência vai muito além disso, fale conosco. Nós vamos ajudar você a escolher o melhor curso para o seu intercâmbio. Solicite uma proposta!
Comments