Fazer intercâmbio é possível sim!
- inglesnacalifornia
- 29 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2019
Está na hora de tirar esse sonho do papel

Diversas vezes a palavra #intercâmbio parece um sonho distante e caro. O pensamento é sempre o mesmo: tenho vontade, mas não vai dar agora.
Mas será mesmo que é tão impossível assim? Claro que às vezes é necessário abrir mão de algumas coisas para conquistarmos outras. Por exemplo, quem nunca deu aquela economizada na lanchonete do colégio para conseguir comprar um tênis tão desejado?
Diariamente fazemos escolhas quando temos um objetivo maior e, para planejar um intercâmbio, você também precisa se organizar. Abaixo estão algumas dicas de como começar seu plano.
Planejamento financeiro é importante
Intercâmbio é um alto investimento, mas o valor dele não é tão diferente assim, e às vezes, é até mais baixo do que outros investimentos que fazemos na vida, como pagar um curso de faculdade, pós-graduação ou comprar um carro.
Assim como foi possível realizar os outros sonhos, com planejamento, é possível realizar esse também. Faça uma poupança para isso e reserve todo mês dinheiro para o intercâmbio. Atualmente é totalmente possível fazer um curso de inglês por U$250/U$350 dólares mês (aproximadamente R$1.000/mês) em países como os EUA.
Além disso, você poderá aproveitar a oportunidade de intercâmbio para trabalhar também. Em Los Angeles, por exemplo, você pode ter um trabalho simples de bater palmas em programas de TV e receber U$13,50 dólares por hora, além de treinar a escuta do inglês durante esse tempo.
Quando você retornar do intercâmbio, isso será um diferencial forte na sua carreira, e com certeza irá recuperar o valor em um curto espaço de tempo!
Sempre é tempo para aprender algo novo
Já comentamos em outro post que nunca é tarde para realizar um sonho e que ter maturidade é sinal de sim que você vai aproveitar ainda mais o intercâmbio para se desenvolver na carreira.
Aproveite suas férias para fazer o intercâmbio
Muitas pessoas dizem que não têm coragem de fazer intercâmbio, pois não querem deixar suas carreiras e empregos, e isso é totalmente compreensível. Mas aprender inglês e vivenciar essa experiência não deixam de ser importantes e, para isso, essas pessoas podem aproveitar as férias do trabalho para fazer intercâmbio. Sim, muitas escolas oferecem cursos de 1 mês para esses profissionais que possuem pouco tempo, mas muita vontade de se desenvolver, além de ser uma delícia conhecer destinos e lugares diferentes durante as férias.
Será que eu consigo ir sem falar inglês fluentemente?
Claro que ter a base e o conhecimento do estudo é sempre importante, mas é a vivência que vai puxar, acelerar e desenvolver mais o seu inglês. As escolas de inglês no exterior avaliam o seu nível e te colocam em turmas de acordo com seu conhecimento para que você possa acompanhar as aulas. Além disso, no intercâmbio você aprende a matéria e já tem a oportunidade de praticar, vivendo no dia a dia com os nativos.
Uma coisa é fato: inglês aprendemos na vivência. Podemos fazer 10 ou 20 anos de cursos, chegaremos nos Estados Unidos e ouviremos expressões que nunca foram ditas e apresentadas em uma sala de aula, entenderemos que assim como os brasileiros, as outras nacionalidades também criam gírias, expressões e outros significados com a língua, e a única forma de aprender o inglês nativo, é convivendo com os nativos.
E sabe quando você tem que começar a colocar essas dicas em prática? Agora! Com certeza seu intercâmbio vai sair do papel!
Comentários